Bem-vindo ao Blog do Jornal Missão Jovem

Você liderança jovem de todo o Brasil e dos países de língua portuguesa, deixe sua mensagem!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma Igreja eletrônica

Cada vez mais pessoas estão conectadas às redes sociais em várias partes do mundo. Destaque para o Brasil que, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen Company, é o país com maior taxa de internautas utilizando algum tipo de rede social.
Diante de seres humanos cada vez mais conectados pelas novas mídias e tecnologias, resolvi construir uma reflexão pensando nas redes sociais e na evangelização, que se faz tão necessária no mundo em que vivemos.

 Jesus Cristo gostava de compartilhar seus ensinamentos utilizando parábolas: “o reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie” (Mt 13, 47-50). Ensinamentos que estimulam nossas imaginações.

Penso no que passava pela cabeça de quem ouvia sábios ensinamentos: um "filme" que ilustrava as parábolas, mexendo com a imaginação de discípulos e curiosos. Os quem ouviam as parábolas narradas por Cristo pareciam ver, no imaginário, vídeos daquilo que era narrado, semelhante, por exemplo, a quando sonhamos ou assistimos a um vídeo enviado via e-mail por um amigo.

Cristo, há dois mil de anos, na sua missão de propagar a boa notícia, escolheu na sua imensa e já populosa “rede social”: doze discípulos, a quem chamou de apóstolos (Lc 6,12-19).

Disse Jesus: “por onde andardes anunciai que o Reino dos Céus está próximo” (Mt 10-7). O Reino está próximo, porque está dentro de nós. É nossa a responsabilidade de conexão, e implantação desse Reino.

Diante da missão deixada por Jesus, mesmo diante das dificuldades e perseguições, os apóstolos começaram a evangelizar e a propagar os ensinamentos do mestre, atraindo novos seguidores para o Reino de Deus, criando uma imensa rede de novos evangelizados.

Juntos, (em comunhão) e conectados, podemos ampliar ainda mais o anúncio da boa notícia. "E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações”. (Mt 24-14).

Seguindo o exemplo dos discípulos, podemos hoje, agora, com um clique, pescar, adicionar, ir em busca de seres humanos para as “redes sociais” do Reino de Deus da justiça e paz. O conectado servo de Deus Beato João Paulo II, disse: “a evolução é compatível com a fé cristã”.

YouTube, Orkut, Facebook, Twitter, MSN, blogs, sites, e outras linguagens eletrônicas, são ferramentas importantes (atraentes) que aliadas aos dons individuais de cada cristão, podem contribuir para estimular ações virtuais na construção do Reino dos Céus. Basta que o “cristoconectividade” inspire você! Vídeos, correios eletrônicos, postagens, blogs, ferramentas que podem ajudar a transformar vidas de seres humanos internautas.

 Jesus de Nazaré tem um incalculável número de seguidores, suas “postagens” são lembradas, lidas, seguidas, “curtidas”, até nos confins da terra, poderíamos afirmar seguramente, em uma analogia, que seu “Twitter” tem o maior número de seguidores do mundo.

Mas é preciso seguir, curtir, estar conectado a Jesus de verdade, na “orAÇÃO” em plena comunhão com uma Igreja missionária, evangelizadora, profética, e, inevitavelmente, eletrônica. Sinal de Deus na terra, luz e conexão para construir uma sociedade mais humana.

 “O desenvolvimento é o novo nome da paz.” (Beato João Paulo II)


Dado Galvão
Documentarista, bacharel em Administração em Marketing, pós-graduando em marketing, novas mídias e redes sociais, coordenador do projeto “A Casa Caiu! O Alerta que Vem do Cárcere”, da Pastoral Carcerária da Bahia
www.dadogalvao.org  www.acasacaiu.org

Fonte: (Jovens Conectados - CNBB)  http://jovensconectados.org.br/artigos/73-formacao/486-uma-igreja-eletronica
Fonte (SIGNIS BRASIL) http://signisbrasil.org.br/noticias/ver/uma-igreja-midiatica-e-conectada
Arquidiocese do Rio de Janeiro PASCOM
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador
RCR - Rede Católica de Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário