Bem-vindo ao Blog do Jornal Missão Jovem

Você liderança jovem de todo o Brasil e dos países de língua portuguesa, deixe sua mensagem!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Militares ameaçam religiosos em Goiás. Entrevista com Tomás Balduíno e Geraldo Labarrère Nascimento

     Assassinatos sem fundamento, um grande número de desaparecidos e uma infinidade de pessoas agredidas sem motivo. Todos esses abusos têm sido praticados pela polícia de Goiás. Alvo de denúncias tanto por parte da população quanto por parte da Igreja local, os militares têm não apenas defendido sua forma violenta de atuar como têm criado estratégias de ameaças que vão desde plantar informações inexistentes quanto pressionar bispos para transferirem os religiosos que têm defendido as vítimas da polícia. Sobre isso, a IHU On-Line conversou com D. Tomás Balduíno e Pe. Geraldo Nascimento. As entrevistas foram realizadas por telefone.
       Dom Tomás e Pe. Geraldo nos atenderam logo depois da coletiva em que apresentaram para a imprensa um documento que reúne as denúncias e aponta para a criação, por parte dos militares, de um grupo de extermínio que tem atuado com ferocidade por Goiás. "Há um grupo chamado Ronda Tática Militar– Rotam que usa carros pretos e são treinados para exterminar. Sabemos de jovens que foram incentivados a seguir carreira militar pelos pais e, depois, as famílias tiveram que retirá-los da corporação porque se tornaram homens violentos. Esse grupo é terrível. Tem um aparato que dá muito medo”, explicou D. Tomás.

Imagem 1
Tomás Balduíno (imagem 1), frei dominicano, 
é bispo emérito da diocese de Goiás e conselheiro
permanente da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
                                                                         

Imagem 2 
Geraldo Labarrère Nascimento (imagem 2), padre jesuíta, é diretor da Casa da Juventude de Goiânia, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social.

                                                                                   Assassinatos sem fundamento, um grande número de desaparecidos e uma infinidade de pessoas agredidas sem motivo. Confira aqui entrevista! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário